Quantidade de Páginas visitadas

PROFESSORA NOELI DESENVOLVE TRABALHO: A EROSÃO VIROU PARQUE

O trabalho com o tema A erosão que virou parque foi realizado em três momentos:


1º momento - Apresentação da proposta de trabalho, introduzindo o tema - as paisagens transformadas e a intervenção humana na natureza, com a utilização de leitura de textos onde os alunos puderam opinar e discutir em grupos os tipos de transformações, motivos dessas transformações e consequências. Foi discutido também os gastos públicos e de onde vem as verbas para construções no município para o bem estar da população.

2º  momento - Os alunos analisaram imagens de paisagens transformadas pela ação humana, e pela natureza, ouve questionamento oral e discutiram em grupos onde mencionaram soluções para os problemas. Em seguida foi introduzido fotografias da paisagem do nosso município, como a erosão que foi transformada em parque ecológico, analisaram a imagem da erosão e pesquisaram sobre o conceito de erosão, causas e conseqüências. Em seguida foi introduzido para análise a imagem do parque ecológico, inclusive fizemos uma visita in loco, lá puderam expressar seus conhecimentos sobre o local e o que aprenderam em sala, participaram de palestra com autoridades locais a fim de entenderem a importância do parque para o desenvolvimento do município e do lazer para os municípes.


3º momento - Finalizando o trabalho, os alunos foram convidados a desenvolverem atividades de avaliação, a escolha de cada um, como por exemplo poderiam expressar seu conhecimento sobre o trabalho desenvolvido (erosão, transformação de paisagem e gastos público) através de elaboração de texto/relatório, poesia ou ilustração.


Neste trabalho foi possível verificar que nem sempre a ação humana transforma as paisagens de forma negativa, como o que aconteceu no nosso município, porém na maioria das vezes o uso inconsequente do meio ambiente causa graves problemas ambientais.











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito