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ÓRGÃOS COLEGIADOS DA ESCOLA

Conselho Escolar

Direção 

Equipe Pedagógica

Corpo Docente

Equipe Administrativa

Equipe de Serviços Gerais

Conselho de Classe

Conselho Representante de Turmas

Grêmio Estudantil

Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF



1. Conselho Escolar 
Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa, avaliativa e fiscalizadora sobre a organização e realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar em conformidade com as políticas e as diretrizes educacionais da Secretaria de Estado da educação. O Conselho Escolar da Escola Estadual Eurides C. Tenório – Ensino Fundamental para o período de  setembro de 2009 a setembro de 2011.

Diretor: Walter Gayardoni D'aloia

Representante da Equipe Pedagógica
Titular: Renata Canônico Rovida
Suplente: Lenir Margareth Rovida Kojima

Representante do Corpo Docente
Titular: Terezinha Tadeu Bazani
Suplente: Noeli Cristina Perobelli

Representante da Equipe Administrativa
Titular: Regivalda da Silva Nascimento
Suplente: José Monteiro

Representante Equipe de Serviços Gerais
Titular: Arleuza Ferreira Pinto Jonas
Suplente: Odete Izabel Pessini

Representante dos pais
Titular: Cleonice Izabel Correia Matsumoto
Suplente: Márcia Regina Facio de Oliveira

Representante dos alunos
Titular: Heloisa dos Santos Sugigan
Suplente: João Luiz Francelino dos Santos Silva

Representante dos Movimentos Sociais
Titular: Douglas Augusto Sitoni
Suplente: Denilson Alves da Silva

Representante do Grêmio Estudantil

Titular: Henry Yudi Matsumoto
Suplente: Drisana Ferrarezi Vidotti



2. Direção
Desempenha o cargo de Diretor o Professor Walter Gayardoni D'aloia – QPM - Licenciado em Educação Física e Pós Graduado,  reeleito Diretor em 2011.
Telefone: 44 3465-1693.



3 Equipe Pedagógica

A Equipe Pedagógica é composta pelas Professoras Lenir Margareth Rovida Kojima e Renata Canônico Rovida.

A Equipe Pegagógica é responsável pela transposição da teoria para a prática escolar, ajudar na elaboração da Proposta Pedagógica, garantindo sua prática, orienta pedagogicamente pais/responsáveis, educandos, educadores e demais funcionários da instituição; atua como mediador e assessor no planejamento, acompanhamento, orientação, avaliação e controle dos processos educacionais.

      Ela é composta pela Professora Lenir Margareth Rovida Kojima – QPM, Licenciada em Pedagogia e pós graduada em Didática e Metodologia de Ensino e pela Professora Renata Canônico Rovida – QPM - Licenciada em Pedagogia.

Para conhecer o plano de ação da Equipe Pedagógica clique aqui.



4. Corpo Docente
Para o desenvolvimento das ações docentes o Estabelecimento que funciona nos períodos Matutino e Vespertino, conta com um quadro de professores, todos graduados e a maioria pós-graduados em áreas de ensino, possibilitando a oferta de ensino com qualidade, e participes permanentes dos Projetos desenvolvidos, em todas as disciplinas ou em questões específicas, assim constituído: 



ARTES

* Rosa Maria Bizo – QPM – Licenciada em Educação Artística – Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino. 

* Anália de Souza Farias - PSS - Em Curso.

CIÊNCIAS

* Marlene Umbelino Noda – SCO2 – Licenciada em Pedagogia e Ciências – Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

*Karla Gisleine Ferrari - PSS - Licenciada em Matemática – Pós-graduada.

* Monique Salvadego - PSS - Em Curso.

EDUCAÇÃO FÍSICA

* Aparecida Ivonete Merenda de Souza e Gilberto JUluão de Souza QPM - Licenciados em Educação Física - e  Pós-graduados.

ENSINO RELIGIOSO

* Noeli Cristina Perobelli – QPM – Licenciada em Geografia e História - Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino e Geografia e História.

GEOGRAFIA

* Maurina Ferrari da Silva – QPM – Licenciada em Geografia – Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

* Suelem Cabreira da Silva - PSS - Licenciado em Geografia.

* Noeli Cristina Perobelli – QPM – Licenciada em Geografia e História - Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino e Geografia e História.

 
HISTÓRIA

* Maurina Ferrari da Silva – QPM – Licenciada em Geografia – Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

* Noeli Cristina Perobelli – QPM – Licenciada em Geografia e História - Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino e Geografia e História. 

* Luciane de Jesus da Silva - PSS - Licenciada em História. 

* Mary Aletéia Schincariol - PSS  - Licenciada em História.

* Kelly Cristina Frasson - PSS  - Licenciada em História. 


LÍNGUA PORTUGUESA

* Terezinha Tadeu Bazani – QPM – Licenciada em Letras Português e Inglês – Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

*Adriano Pereira Santos - PSS - Licenciada em Letras Português e Inglês.

* Anália de Souza Farias - PSS - Em Curso.

* Diego Paulo Ambrozio - PSS  -Em Curso.

MATEMÁTICA

* Célia Aparecida Salvadego Lopes – QPM – Licenciada em Matemática – Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino. 

*Karla Gisleine Ferrari - PSS - Licenciada em Matemática – Pós-graduada.

*Silvelaine Lopes  - QPM -  Licenciada em Matemática – Pós-graduada.


 CELEM - CENTRO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNA - ESPANHOL

* Lilian Rodrigues Figueiredo - QPM – Licenciada em Letras – Pós-graduada em Educação Especial.

*Adriana Carla de Souza - PSS -  Licenciada em Letras Português e Inglês


 SALA DE APOIO A APRENDIZAGEM

* Anália de Souza Farias - PSS - Em Curso.

*Silvelaine Lopes  - QPM -  Licenciada em Matemática – Pós-graduada.


SALA DE RECURSO

* Lilian Rodrigues Figueiredo - QPM – Licenciada em Letras – Pós-graduada em Educação Especial.


 

FUNCIONÁRIOS ADMINSTRATIVOS E DE APOIO


  5. Equipe Administrativa
A Equipe Administrativa é um setor que serve de suporte ao funcionamento de todos os setores do Estabelecimento de Ensino, proporcionando condições para que os mesmos cumpram suas reais funções. É responsável pelo serviço de escrituração escolar e correspondência do estabelecimento.

Suas principais atribuições são:
* Receber e redigir e expedir a correspondência que lhe for confiada;

* Organizar e manter atualizada legislação, instruções, ordens de serviço, ofícios e demais documentos;

* Efetivar e coordenar as atividades administrativas referentes à matricula;

* Elaborar relatórios e processos de ordem administrativas;

* Organizar e manter atualizado o arquivo escolar ativo e conservar o inativo;

* responsabilizar-se pela guarda e expedição da documentação escolar,

* Atender a comunidade escolar, na área de sua competência, prestando informações e orientações sobre a legislação vigente;

* Orientar aos professores ao prazo de entrega dos livros de registro;

* Organizar o livro ponto de professores e funcionários;

* Secretariar os Conselhos de Classe e reuniões, redigindo as Atas;

* Comunicar imediatamente toda irregularidade que venha a ocorrer na secretaria da escola;

* Participar de cursos, reuniões e eventos sempre que solicitado;

* Zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores , funcionários e família;

* Manter e promover o relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com alunos e pais e demais segmentos da comunidade escolar.

A Equipe Administrativa é composta por:

Secretária - Regivalda da Silva Nascimento, funcionário do Quadro Geral, formada no Curso de Magistério, Profuncionário em Gestão escolar, Graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Arte e Musicalidade, assina como secretária pela Portaria nº994/94 DOE 20/10/94. (Manhã e Tarde).

Técnico Administrativo - José Monteiro, funcionário do QPPE, formado em Ciências de 1º Grau, Pós-graduado em Didática e Metodologia de Ensino e Administração, Supervisão e Orientação Educacional, atua na secretaria no período da manhã.

Auxiliar Administrativo - Lourdes Calzavara Caparroz, funcionária do Quadro Geral, formada no Curso de Magistério,  Profuncioncionário Gestão Escolar, atua como bilbiotecária (Manhã e Tarde).

Técnico Administrativo - Neuza da Silva Zambom, funcionária do Quadro Geral, QFEB, Formada  em Magistério, Licenciada em Geografia, pós graduada em Gestão Ambiental, Técnico em Multimeios Didáticos, ADM LOcal,   atua na secretaria no período da manhã e tarde.


6. Equipe de Serviços Gerais

      O auxiliar operacional tem a seu encargo os serviços de conservação, manutenção, preservação, segurança e da alimentação escolar, no âmbito escolar, sendo coordenado e supervisionado pela direção do estabelecimento de ensino.

    Inspetor de Alunos - Compete ao Auxiliar Operacional atuar na área de vigilância na movimentação dos alunos nos espaços escolares, coordenar e orientar a movimentação dos alunos, desde o início até o termino do período, zelar pela segurança individual e coletiva, orientando os alunos sobre as normas disciplinares.

      Atua nesta função Arleuza Ferreira Pinto Jonas, funcionária do QFEB, Licenciada em Pedagogia. Atua nos períodos matutino e vespertino, como Inspetora de Aluno.

      Compete ao auxiliar operacional que atua na limpeza, organização e preservação do ambiente escolar e de seus utensílios e instalações:
I. zelar pelo ambiente físico da escola e de suas instalações, cumprindo as normas estabelecidas na legislação sanitária vigente; 

II. utilizar o material de limpeza sem desperdícios e comunicar à direção, com antecedência, a necessidade de reposição dos produtos; 

III. zelar pela conservação do patrimônio escolar, comunicando qualquer irregularidade à direção;

IV. auxiliar na vigilância da movimentação dos alunos em horários de recreio, de início e de término dos períodos, mantendo a ordem e a segurança dos estudantes, quando solicitado pela direção; 

V. atender adequadamente aos alunos com necessidades educacionais especiais temporárias ou permanentes, que demandam apoio de locomoção, de higiene e de alimentação;

VI. auxiliar na locomoção dos alunos que fazem uso de cadeira de rodas, andadores, muletas, e outros facilitadores, viabilizando a acessibilidade e a participação no ambiente escolar;

VII. auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais quanto a alimentação durante o recreio, atendimento às necessidades básicas de higiene e as correspondentes ao uso do banheiro;

VIII. auxiliar nos serviços correlatos à sua função, participando das diversas atividades escolares;

IX. cumprir integralmente seu horário de trabalho e as escalas previstas, respeitado o seu período de férias; 

X. participar de eventos, cursos, reuniões sempre que convocado ou por iniciativa própria, desde que autorizado pela direção, visando ao aprimoramento profissional; 

XI. coletar lixo de todos os ambientes do estabelecimento de ensino, dando-lhe o devido destino, conforme exigências sanitárias; 

XII. participar da avaliação institucional, conforme orientações da SEED; 

XIII. zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; 

XIV. manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas: professores, profissionais da educação, com alunos, com pais e com os demais segmentos da comunidade escolar;

XV. exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.

Compete ao auxiliar operacional, que atua na cozinha do estabelecimento de ensino:
I. zelar pelo ambiente da cozinha e por suas instalações e utensílios, cumprindo as normas estabelecidas na legislação sanitária em vigor; 

II. selecionar e preparar a merenda escolar balanceada, observando padrões de qualidade nutricional; 

III. servir a merenda escolar, observando os cuidados básicos de higiene e segurança; 

IV. informar ao diretor do estabelecimento de ensino da necessidade de reposição do estoque da merenda escolar; 

V. conservar o local de preparação, manuseio e armazenamento da merenda escolar, conforme legislação sanitária em vigor; 

VI. zelar pela organização e limpeza do refeitório, da cozinha e do depósito da merenda escolar; 

VII. receber, armazenar e prestar contas de todo material adquirido para a cozinha e da merenda escolar; 

VIII. cumprir integralmente seu horário de trabalho e as escalas previstas, respeitado o seu período de férias; 

IX. participar de eventos, cursos, reuniões sempre que convocado ou por iniciativa própria, desde que autorizado pela direção, visando ao aprimoramento profissional; 

X. auxiliar nos demais serviços correlatos à sua função, sempre que se fizer necessário; 

XI. respeitar as normas de segurança ao manusear fogões, aparelhos de preparação ou manipulação de gêneros alimentícios e de refrigeração; 

XII. participar da avaliação institucional, conforme orientações da SEED; 

XIII. zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; 

XIV. manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas: professores, profissionais da educação, com alunos, com pais e com os demais segmentos da comunidade escolar; 

XV. participar das atribuições decorrentes do Regimento Escolar e exercer as específicas da sua função.

   Funcionários -  auxiliar operacional da escola:

* Elizabete da Silva Gonçalves – QFEB – Técnico em Secretaria, e Alimentação Escolar Graduada em Pedagogia. Responsável  pela cozinha (Manhã e tarde).

* Idilene Maria Ferraz - QFEB - 2º Grau completo. Reponsável pela limpeza manhã.

* Izabel Ap. Corbetta Vidotto - QFEB - 1º grau completo. Responsável pela limpeza  Manha e Tarde.

*Ariane de Castro Dolce -PSS-  1º grau completo. Responsável pelo portão manhã e tarde .

* Luiz Julio Della Torre - 1º grau completo. Responsável pela limpeza do Pátio manhã.

* Roseneide Luiza Santana - QFEB - 2º grau completo. Responsável pela limpeza manhã e tarde.

*Odete Izabel Pessini - QFEB - 2º grau completo  - Responsável pela cozinha manhã e tarde.



7. CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didáticos-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico do Colégio, e no Regimento Escolar, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo ensino aprendizagem.

O Conselho de Classe constitui-se em um espaço de reflexão pedagógica, onde todos os sujeitos do processo educativo, de forma coletiva, discutem alternativas e propõe ações educativas eficazes que possam vir a sanar necessidades/dificuldades apontadas no processo ensino e aprendizagem.

Neste Estabelecimento de Ensino o conselho de classe é visto como um momento importante de reflexão sobre as ações que estão sendo desenvolvidas. A final do bimestre é realizado um pré-conselho com todos os professores individualmente em sua hora atividade. Os dados coletados são analisados pela pedagoga e levados ao conselho de classe e discutido no geral, tornando-o mais rápido e eficaz.

As decisões são tomadas no coletivo e as reflexões realizadas apontam alternativas de ações concretas, como realizar a recuperação de estudos, e que atitudes serão tomadas frente a situações específicas como evasão, notas abaixo da média e faltas sem justificativas. Todas essas decisões têm a finalidade de recuperar a aprendizagem dos alunos durante o processo pedagógico.

As ações pós-conselho são de natureza coletiva num primeiro momento, em que a pedagoga e o diretor se dirigem a todas as turmas dando devolutiva do conselho, com orientações e as decisões tomadas no conselho de classe para que haja mudança de comportamento e no rendimento geral do aluno.

A seguir todos os alunos são chamados individualmente e orientados pela pedagoga do colégio sobre sua situação real e quais as medidas estão sendo tomadas para que ele possa recuperar o conteúdo e avançar no processo de ensino e aprendizagem.

Após esse trabalho de reflexão com todos os alunos, os pais são chamados para uma reunião geral, e os casos mais graves são chamados individualmente. Algumas visitas também são realizadas na residência do aluno pelo diretor e pedagoga, com orientações claras aos pais.

8. GRÊMIO ESTUDANTIL


O Grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O Grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes do colégio. Atuando nele, o educando defende seus direitos e interesses, e aprende ética e cidadania na prática. O Grêmio é a organização dos estudantes no colégio, e é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas.
O Grêmio Estudantil ELITE ESTUDANTIL é o órgão máximo de representação dos estudantes do Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Ensino Médio e tem por objetivos:

* Representar condignamente o corpo discente;
* Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos do Colégio;
* Incentivar a literatura literária, artística e desportiva de seus membros;
* Promover a cooperação entre administradores, funcionários, professores e alunos no trabalho escolar buscando seu aprimoramento;
* Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional, assim como a filiação às entidades gerais UMES, UPES e UBES;
* Lutar pela democracia permanente na escola, através do direito de participação nos fóruns internos de deliberação da Escola.

Atualmente o Grêmio Estudantil é formado pelos seguintes alunos:

Presidente:

Vice-Presidente:

Secretário Geral:

1º Secretário:

Tesoureiro Geral:

1º Tesoureiro:

Diretor Social:

Diretor de Imprensa:

Diretor de Esportes:

Diretor de Cultura:

Diretor de Saúde e Meio Ambiente:



9. ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS – APMF

A Associação de Pais, Mestres e Funcionários, e similares, pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos pais e profissionais do estabelecimento, não tendo caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituído por prazo indeterminado.

A Associação de Pais, Mestres e Funcionários é um órgão formado por membros de toda a comunidade escolar envolvidos no processo educacional, igualmente responsáveis pelo sucesso do desempenho da Escola Pública, que objetiva dar apoio à Direção das escolas, primando pelo entrosamento entre pais, alunos, professores, funcionários e toda a comunidade, com atividades sócio-educativas, culturais e desportivas

Os objetivos da APMF da Escola Estadual Eurides Cavalcanti Tenório – Ensino Fundamental são:

* Discutir, no seu âmbito de ação, sobre ações de assistência ao educando, de aprimoramento do ensino e integração família - escola - comunidade, enviando sugestões, em consonância com a Proposta Pedagógica, para apreciação do Conselho Escolar e Equipe-Pedagógica e Administrativa;
* Prestar assistência aos educandos, professores e funcionários, assegurando-lhes melhores condições de eficiência escolar, em consonância com a Proposta Pedagógica do Estabelecimento de Ensino;

* Buscar a integração dos segmentos da sociedade organizada, no contexto escolar, discutindo a política educacional, visando sempre a realidade dessa comunidade;
* Proporcionar condições ao educando para participar de todo o processo escolar, estimulando sua organização em Grêmio Estudantil com o apoio da APMF e do Conselho Escolar;

* Representar os reais interesses da comunidade escolar, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade do ensino, visando uma escola pública, gratuita e universal;

* Promover o entrosamento entre pais, alunos, professores e funcionários e toda a comunidade, através de atividades sócio-educativas e culturais e desportivas, ouvido o Conselho Escolar;

* Gerir e administrar os recursos financeiros próprios e os que lhes forem repassados através de convênios, de acordo com as prioridades estabelecidas em reunião conjunta com o Conselho Escolar, com registro em livro ata;
* Colaborar com a manutenção e conservação do prédio escolar e suas instalações, conscientizando sempre a comunidade sobre a importância desta ação.


Hoje a APMF da Escola Estadual Eurides Cavalcanti Tenório – Ensino Fundamental é constituída pelos seguintes membros:

PRESIDENTE: Maria Aparecida Soares do Amorim

VICE-PRESIDENTE: José Angelo Ferreira

1º SECRETÁRIO: Regivalda da Silva Nascimento

2º SECRETÁRIO: Vania Cristina Gui

1º TESOUREIRO:Sandra Regina Amorim

2º TESOUREIRO: Cecília Caetano de Souza

1º DIRETOR SÓCIO-CULTURAL-Itamar dos Santos Silva

2º DIRETOR SÓCIO-CULTURAL-Elizabete da Silva Gonçalves

Professora: Lenir Margareth Rovida Kojima

Professora: Silvelaine Lopes

Funcionário: José Monteiro

Funcionário: Izabel Aparecida Corbetta Viodotto

Mãe: Aparecida Cristina de S. Melo

Pai: Roberto Carlos de Souza

 Início








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