Quantidade de Páginas visitadas

-ESCOLA ESTADUAL EURIDES CAVALCANTI TENÓRIO – ENSINO FUNDAMENTAL


REPOSIÇÃO DE CONTEÚDO REFERENTE A FALTA DOCENTE DOS DIAS 06,07 E 09 DE ABRIL


TURMAS : 6º A, B e C de História (3 aulas); 6º C de Geografia(2 aulas); 7º A História(2 aulas); 7ºC Geografia (3 aulas); 8º A História(3 aulas); 8º B Geografia(3 aulas); 9º B Geografia (3 aulas)


TURNOS: matutino e vespertino


6º anos A, B e C Disciplina : História

Aula 1: Reposição: 6° A - falta : 06/09/15 / Reposição: 13/04/15 / Devolução: 20/04/15 6° B (2 AULAS) _ falta: 07/04/15 Reposição: 14/04/15 / Devolução: 23/04/15

6° C(2 AULAS) _ falta: 06/04/15 / Reposição: 13/04/15 / Devolução:20/04/15


TEMA: Produção do Conhecimento Histórico


ALUNO(A):________________________________________________Nº____6º ANO_____


PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO


1 – Assinale com um X a resposta correta de cada questão: (0,3)

a) São fontes históricas:

( ) todo vestígio deixado por pessoas que viveram em tempos passados

( ) qualquer objeto encontrado na natureza

( ) somente roupas usadas pelos antepassados


b) Profissional responsável pelas investigações do passado para termos compreensão no presente:

(0,3)

( ) cientista ( ) geógrafo ( ) historiador

c) São exemplos de fontes históricas: (0,3)

( ) plantas contemporâneas ( ) fotografias ( ) restos de comida ( ) cartas ( ) construções

  1. São instrumentos de medição do tempo: (0,3)

( ) régua ( )relógio ( ) calendário ( ) ampulhetas ( ) bússola


e ) Estamos no: (0,3)

( ) 1º milênio ( ) 2º milênio ( ) 3º milênio


2 – RESPONDA:

A) Nosso calendário, conhecido como calendário gregoriano, iniciou-se com um acontecimento muito importante, que acontecimento foi esse ? (0,5)


3 – Relacione: (0,5)

  1. Século XVI ( ) 2003

  2. Século XX ( ) 1700

  3. Século XIX ( ) 1508

  4. Século XXI ( ) 1890

  5. Século XVII ( ) 1901

4 – Ligue os anos aos séculos correspondentes : (0,5)

1741 * * XX



1200 * * XVI



500 * * XVIII



1996 * * V



1540 * * XII


AULAS 2 e 3 : TEMA: A evolução do Ser Humano


6° A - falta : 09/04/15(2 AULAS) / Reposição:13/04/15 / Devolução: 20/04/15

6° B _ falta: 09/04/15 / Reposição:16/04/15 / Devolução: 11/06/15

6° C _ falta: 09/04/15 / Reposição: 13/04/15 / Devolução: 20/04/15


1 – Responda as questões de acordo com o texto e estudo dirigido pela professora nas páginas 30 a 40 do livro Projeto Radix raiz do conhecimento- Cláudio Vicentino 6° ano.

a) Através do estudo deste tema você observou as mudanças sofridas pelo ser humano ao longo de milhares de anos e percebeu que, além de mudanças físicas, ele também sofreu mudanças culturais. Com base no estudo feito em sala e as discussões realizadas, responda quais foram as mudanças físicas e as mudanças culturais sofridas pelo ser humano ao longo da Pré-História ?


b) Responda as questões a seguir revendo alguns tópicos do estudo feito nas páginas 30 a 40 do seu LDP:

1b- Por que a escrita foi escolhida como marco divisor da História e da Pré-História?

2b- Os povos que não Têm escrita tem História?

3b- O que são os mitos?

4b- Qual é o papel dos mitos nas sociedades sem escrita?

5b- Além dos historiadores, que outros cientistas estudam o passado dos homens? O que cada um deles investiga e que materiais utilizam em seu trabalho?

6b- Que acontecimento os estudiosos definiram como marco da passagem do Período Paleolítico para o Neolítico?

7b- - Que acontecimento os estudiosos definiram como marco da passagem do Período Neolítico para a Idade dos Metais ?


2 – Complete o quadro comparativo com as informações pedidas:

Período da Pré-História

Paleolítico

Neolítico

Idade dos Metais

Modo de vida dos grupos humanos




Armas e utensílios que utilizavam




Atividades que realizavam para obter alimentos




TURMA: 6º C : Disciplina: Geografia (2 aulas)

Tema: Elementos naturais e culturais da paisagem


Aula 1: falta:07/04/15 / Reposição: 14/04/15 / Devolução:16/04/15


1 – Leia o trecho da letra da música “Trem das Cores” na página 202 do seu LDP (Projeto Radix-Valquíria e Beluce/ 6º ano), observe as palavras em destaque e responda as questões:

a) O que são elementos culturais em uma paisagem?

b) O que são elementos naturais em uma paisagem?

c) Elabore duas listas em seu caderno; na primeira, escreva os elementos naturais destacados e, na segunda, os elementos culturais:

Aula 2: Falta: 09/04/15 / Reposição: 14/04/15 / Devolução:16/04/15

1 – Represente por meio de um desenho, a paisagem que está sendo descrita na letra da música “Trem das Cores”.



TURMA: 7º A - Disciplina :História(2 aulas)

TEMA: Feudalismo


Aula 1 e 2: falta: 06/04/15 (2 AULAS) / Reposição: 13/04/15 / Devolução: 15/06/15


1 – Leia o texto a seguir e responda as questões:

A OPORTUNIDADE VIKING


Conta a lenda que, pouco antes de morrer, Carlos Magno chorou de tristeza ao ver de uma janela as velas vikings no horizonte. “Se se atrevem a aproximar-se assim agora, o que não farão quando eu morrer”, teria dito ele. Lenda ou não, estava certo. Depois de sua morte, o Império (Carolíngio)


começou a se desintegrar, imerso em guerras internas que deixaram os francos desprotegidos diante da ameaça externa.

A Europa inteira se agitava: ao norte os escandinavos, só sul os muçulmanos e no leste os magiares e húngaros realizavam invasões. Era o momento propício para que os vikings explorassem suas qualidades como marinheiros e poder de seus barcos.

(adaptado de: Conquistadores del mar. Revista História Y vida.Espanha:Mundo revistas.n.425.p.52)


a) O que ocorreu com o Império Carolíngio após a morte de Carlos Magno?

b) Quais as consequências das invasões dos vikings e dos magiares?


2 ) Dizemos que a sociedade feudal era estamental.

a) O que isso significa?

b) Como estava organizada a sociedade feudal?


3 – Explique as relações de suserania e vassalagem que existiam entre os senhores feudais:

4 – O que os historiadores denominam renascimento cultural carolíngio?

5 – Os servos pagavam aos senhores vários tributos como forma de remunerar a proteção que recebiam e a terra em que viviam. Cite e explique os principais tributos pagos por eles:

6 – Quem desenvolvia todo o trabalho dentro dos feudos?

7 – A formação do feudalismo está relacionada à migração dos povos bárbaros e sua entrada em território romano, iniciada de maneira pacífica ainda no final do século III e se tornando mais ofensiva a partir do século IV. Sobre esse assunto, pergunta-se:

a) Quem eram os bárbaros?

b) Como os povos bárbaros influenciaram a formação do feudalismo?

TURMA: 7º C - Disciplina: Geografia (3 aulas)


TEMA: Formação do território brasileiro


Aula 1: falta:06/04/15 / Reposição: 20/04/15 / Devolução:15/06/15



1. Observe o Mapa do Continente Americano e faça o que se pede:


A) Localize os oceanos que banham o continente Americano.

B) Localize o Brasil

C) Localize no mapa e complete na lacuna os países que não fazem fronteira com o Brasil....................................................................................................................................................................................................................................................................................

D) Pinte o mapa de acordo com a legenda:

Vermelho – América do Norte

Verde claro – América Central

Amarelo – América do Sul

Destaque o Brasil de Verde escuro



  1. Leia o texto, observe o mapa e faça o que se pede:

O continente Americano é dividido em três partes: América do Norte, Central e do Sul. A América do Sul está localizada em grande parte no hemisfério sul, na zona intertropical ocidental e abrange um território de 18 milhões de quilômetros quadrados e é banhado a leste pelo oceano Atlântico, a oeste pelo oceano Pacífico e ao norte pelo mar das Antilhas, conhecido como Caribe.


a) Pinte o território brasileiro de verde-claro.

b) Pinte cada um dos demais países da América do Sul com uma cor diferente, exceto o verde-claro e pinte os oceanos de azul.

c) Quais são os países sul-americanos que não fazem fronteira com Brasil?

............................................................................................................................................

d) Quais países sul-americanos fazem fronteira com a Região Sul do Brasil?

...........................................................................................................................................

/

Aula 2 e 3 : Falta: 07/04/15 / Reposição: 20/04/15 / Devolução: 15/06/15


TEMA: Coordenadas geográficas


1 – No Brasil, existem vários lugares com belas paisagens naturais e históricas que podem ser visitados pelos turistas. Descubra, no mapa da página 198 do seu Ldp (Projeto Radix. Valquíria e Beluce- 7º ano), quais são alguns desses lugares por meio das coordenadas geográficas aproximadas, destacadas a seguir.

a) 25º S 54º O – Lugar que possui um belíssimo conjunto de cachoeiras:______________________

b) 20º S 43º O – Cidade que abriga um conjunto de paisagens históricas com construções de grande valor cultural:_____________________________________________________________________

c) 15º S 55º O – Município que se caracteriza pela presença de belas formações rochosas, cachoeiras e vegetação de Cerrado:____________________________________________________

d) 8º S 34º O – Cidade que abriga muitas igrejas e casarões históricos. Também é conhecida pelo seu carnaval, um dos mais famosos do país:_____________________________________________


2 – Através da observação do mapa na página 39 do seu LDP, descubra quais lugares são destacados pelas coordenadas abaixo:

a) 27º S 48º O: ___________________________

b) 38º N 9° O:____________________________

c) 33º S 18º L:____________________________




TURMA 8º A - Disciplina: História (3 aulas)


TEMA: Trabalho escravo e trabalho livre


Aula 1: 8º A - falta: 07/04/15 / Reposição: 14/04/15 / Devolução: 23/04/15

1 – Preencha quadro comparativo entre o trabalho escravo e o trabalho livre/assalariado:

XXXXXXXXXXXXXXXXX

TRABALHO ESCRAVO

TRABALHO LIVRE/ASSAL.

ALIMENTAÇÃO



DIVERSÃO



SONHOS



DESCANSO




Aula 2: 8º A - Falta:09/04/15 / Reposição: 16/04/15 / Devolução: 23/04/15

1 – Fazer uma breve pesquisa sobre as leis abolicionistas: Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário e Lei Áurea ( registrar no caderno)


Aula 3: 8º A - Falta: 09/04/15 / Reposição: 16/04/15 / Devolução: 23/04/15

1 – Produzir um texto destacando sua opinião a respeito da lei de cotas em concursos e universidades para afrodescendentes não esqueça de contemplar como está a situação do negro no Brasil atual.



TURMA: 8º A e B -Disciplina Geografia: (3 aulas)

TEMA: Formação Continental da Terra / Eras Geológicas


Aula 1 e 2 :8º A - falta:06/04/15 / Reposição: 14/04/15 / Devolução:15/06/15

8º B - falta:06/04/15 / Reposição: 14/04/15 / Devolução:20/04/15


1 - Observe atentamente o planisfério da página 216 do seu LDP (Projeto Radix,Valquíria & Beluce- 8º ano) e relacione os números que aparecem no mapa com as letras que indicam o nome dos continentes:

A – Antártida B – África C – Europa D- América E – Oceania F – Ásia


2 – Observe com atenção o quadro abaixo:

1 – Hemisfério norte ocidental 3 – Hemisfério sul ocidental

2 - Hemisfério norte oriental 4 – Hemisfério sul oriental


# Agora, identifique em qual hemisfério terrestre os países apresentados a seguir estão localizados, registrando nos parênteses o número correspondente:

( ) Austrália ( ) Canadá ( ) Angola ( ) Argentina

( ) China ( ) Peru ( ) Itália ( ) México



Aula 3: 8º A - Falta:07/04/15 / Reposição:15/06/15 / Devolução: 22/06/15

8º B – Falta:07/04/15 / Reposição: 20/04/15 / Devolução: 15/06/15

1 – O quadro a seguir apresenta de maneira desordenada algumas eras e períodos, nos quais a história da Terra foi dividida. Também expõe alguns dos mais importantes eventos ocorridos desde a formação do nosso planeta. Observe quais são eles:

*Surgimento dos ancestrais do ser humano * Extinção dos dinossauros * Terciário


* Surgimento dos peixes e dos anfíbios * Cretáceo * Quaternário * Cenozoico


* Surgimento dos primeiros seres vivos * Algonquiano


* Rompimento entre os continentes que atualmente formam a África e a América

* Pré-Cambriano * Mesozoico * Arqueano * Domínio dos grandes répteis


* Carbonífero * Triássico * Paleozoico * Origem da Terra


- Agora, complete o quadro abaixo com as informações do quadro acima ordenando cronologicamente os acontecimentos de acordo com a tabela do tempo geológico que você estudou na página 16 do seu LDP. Lembre-se de que essa tabela é ordenada de baixo para cima trazendo respectivamente, as eras, os períodos e os eventos geológicos mais antigos e depois os mais recentes.


ERAS

PERÍODOS

EVENTO GEOLÓGICO
















TURMA : 9º B – disciplina: Geografia (3 aulas)


TEMA: Globalização : economia globalizada / mundo globalizado conectado em redes

Aula 1: falta: 07/04/15 / Reposição: 14/04/15 / Devolução: 23/04/15


1 - Sobre a economia globalizada marque as respostas corretas:

( ) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países

( )Integrou a economia e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo

( ) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo

( ) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta


2 -O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que e iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus. GULLAR,F. Folha de S. Paulo: 19/10/2008 (adaptado)

Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que:


( ) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural

( )O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem á sua cultura.

( ) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso ás mesmas informações.

( ) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.

( ) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.


3- Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisas e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global derrama-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo? Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, nº1 jan./ fev. 2007(adaptado).


Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que:

( ) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvido.

( ) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.

( ) As novas tecnologias se difundem em equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.

( ) Os tecnopólos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centro de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.

( ) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.


4- São características da globalização:

( ) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.

( ) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.

( ) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.

( ) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.

( ) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.


5- O processo de globalização tem, na atualidade, provocando grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial.


A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto que:

( ) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.

( ) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.

( ) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.

( ) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma foma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

( ) Os blocos econômicos reginais são construídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.



Aulas 2 e 3 : Falta: 09/04/15 / Reposição: 14/04/15 / Devolução: 23/04/15


1 – Fazer a leitura do texto “O mundo globalizado, interligado por redes” ( digitado, entregue aos alunos e discutido em aulas anteriores) e responder as questões a seguir:

1 – Como se explica a organização de um espaço em fluxos?

2 – Identifique, diferencie e registre as ideias referentes a rede, rede de transporte, rede de comunicação, rede legal, rede ilegal, rede de solidariedade:

3 – Elabore um conceito de rede, que reflita as ideias do texto:

4 – Tente expressar a ideia de rede através de um desenho:

5 – Como seria o mundo sem a rede de transporte de mercadorias? Como seria o comércio de importação e exportação? Sua cidade sobreviveria sem esse intercâmbio comercial?

6 – Os serviços e o comércio das metrópoles podem funcionar sem os meios de transporte e comunicação? Explique como eles funcionam:

7 – As redes envolvem pessoas, mercadorias, ideias, pode, espaço, comunicação, transporte e tecnologia. Escreva um parágrafo significativo sobre as redes usando esses conceitos:

8 – Como você avalia, no processo de globalização, a circulação de pessoas, mercadorias, informações, no espaço organizado em redes? Houve mudança no tempo e no espaço? O mundo ficou melhor, mais humano e solidário? Registre suas ideias:

9 – Organize um mapa conceitual do texto. Siga as instruções para a leitura e registro

a) Conceito principal:

b) Ideias mais significativas:

c) A mudança nos meios de comunicação e transporte no processo de globalização:

d) O papel das comunicações e transportes no mundo:

ESCOLA ESTADUAL EURIDES CAVALCANTE TENÓRIO

ENSINO FUNDAMENTAL - CRUZEIRO DO SUL – PR

DISCIPLINA: ARTE

PROFESSORA: ROSA MARIA BIZO

ATIVIDADE DOMICILIAR

DATA: ATESTADO MÉDICO: 22/07/2015

DATA: ATIVIDADE DOMICILIAR: 23/07/2015

6º ANO A:

Atividade: desenhar e pintar com as cores secundárias, quanto forma das linhas,

Observando uma obra de arte de Tarsila do Amaral: O Sol Poente.

7º ANO A / B

Atividade: Releitura da obra de arte de Tarsila do Amaral, O Mamoeiro:

desenho e pintura completando com colagem.

9º ANO B

Atividade: Com a obra de arte de Van Gogh – Os Girassóis e uma leitura formal -

Momento de Criação: Crie sua própria obra de arte com girassóis, utilizando

diferentes materiais expressivos.


ESCOLA ESTADUAL EURIDES CAVALCANTE TENÓRIO

ENSINO FUNDAMENTAL - CRUZEIRO DO SUL – PR

DISCIPLINA: ARTE

PROFESSORA : ROSA MARIA BIZO


ATIVIDA E DOMICILIAR

DATA : ATESTADO MÉDICO: 17/06/2015

DATA : ATIVIDADE DOMICILIAR: 18/06/2015

7º ANO A e 7º ANO B

Atividade:

Com a parodia feita pelos alunos: Na Fazenda Tem Um Rio – Meio Ambiente.

Fazer uma ilustração criativa, usando as cores terciárias.

9º ANO B

Atividade:

Trabalhando o Meio Ambiente com a música Planeta Água: Desenhar e pintar

criativamente, usando as cores análogas.

ESCOLA ESTADUAL EURIDES CAVALCANTI TENÓRIO – ENSINO FUNDAMENTAL

REPOSIÇÃO REFERENTE A FALTA DOCENTE DO DIA 06/07/2015

PROFESSORA: NOELÍ CRISTINA PEROBELLI FRANÇA

DISCIPLINAS: HISTÓRIA E GEOGRAFIA

TURMAS: 6ºA e C HISTÓRIA; 7ºA HISTÓRIA; 7ºC GEOGRAFIA; 8º A e B GEOGRAFIA


HISTÓRIA


6º A (1 aula) - Reposição: 20/07/15 Recolhimento: 27/07/15

CONTEÚDO: Os indígenas brasileiros

ATIVIDADE: Produzir um texto relatando como foi o encontro dos portugueses com os indígenas no momento do descobrimento do Brasil , ilustrar o texto:


6º C (2 aulas) - Reposição: 13/07/2015 Recolhimento: 20/07/15

1ª AULA:

CONTEÚDO: Os indígenas brasileiros

ATIVIDADE: Produzir um texto relatando como foi o encontro dos portugueses com os indígenas no momento do descobrimento do Brasil , ilustrar o texto:


2ª AULA:

CONTEÚDO: Os indígenas antes do Europeu

ATIVIDADE: Leia o texto e responda as questões corretamente:

A TRANSFORMAÇÃO DO INDÍGENA

As populações indígenas da América, trabalhando para os europeus, procuravam obedecer ao ritmo de vida na forma exigida pelos seus senhores. Nas missões os padres ensinavam as populações nativas a obedecer ao sino e a acompanhar os ofícios religiosos.

A repetição dos gestos em cerimônia e o longo processo de catequização favoreciam o aprendizado dos novos costumes.

Ao erguer novos palácios, ao construir igrejas, o indígena aprendia imitar. Aprendia o ofício, tornava-se um bom artesão, sobrevivia. Sua conduta deveria sugerir sempre o abandono de seus ídolos e a crença absoluta em Deus.

O resultado desse conflito não é difícil imaginar. Ocorreram sobrevivências culturais indígenas que permaneceram encobertas nesse processo aparente de imitação dos costumes europeus. O indígena enraizado em suas tradições politeístas, pôde manter parte de seu patyrimônio cultural, ao contrário do europeu, sempre a exigir exclusão”.

( Theodoto, Janice. Descobrimentos e renascimento.4.ed.São Paulo)


1 - O que mudou na vida do indígena com a chegada do europeu?

2 – O que procuraram fazer as populações indígenas assim que os europeus chegaram na América?

3 – O que os padres ensinavam aos indígenas na missões?

4 – Qual era a crença religiosa dos indígenas antes da religião impostas pelo europeu?

5 – O que os europeus exigiam dos indígenas?

6 – Quais costumes indígenas fazem parte da cultura brasileira atualmente?


7º ANO A (2 aulas) - Reposição: 17/07/15 Recolhimento: 20/07/15

CONTEÚDO: O PODER DA IGREJA NA IDADE MÉDIA

1ª AULA: Fazer a leitura no seu LDP, nas páginas 40 a 48( assunto já discutido em sala), para resolução das questões a seguir:

1 -De onde provinha o poder e riqueza da Igreja católica durante a Idade Média?

2 – Quais eram as diferença entre o “alto” e “baixo” clero?

3 – Quais eram os objetivos dos monges ao fundarem o mosteiro Cluny?

4 – O que propunham os principais movimentos religiosos considerados heréticos pela Igreja na Idade Média?

5 – Como a Igreja combateu esses movimentos religiosos?


AULA2 : Leia o texto a seguir e responda as questões:

VESTÍGIO DA CULTURA POPULAR

Os homens e as mulheres “comuns” da Idade Média organizavam suas festas, cantavam, dançavam e faziam encenações teatrais. O que eles produziam também não era cultua? Também não expressavas uma visão de mundo própria?

O primeiro problema ao se tentar estudar as manifestações populares de tempos mais remotos é a quase inexistência de documentos, de fontes, ou seja, de vestígios deixados por essas pessoas. A principal causa disso é o fato de que grande parte delas não sabia ler nem escrever e não deixou nada registrado sobre o tipo de atividade que exercia em suas comunidades. Aqueles que sabiam ler, escrever e pintar produziam a “cultura oficial” e estavam, em geral, sob o controle da Igreja.

Na Idade média, a Igreja buscava controlar tudo o que era escrito e registrava somente o que lhe parecia necessário. Sendo assim, muitas manifestações culturais não foram preservadas.


1 – Responda as duas perguntas contidas no primeiro parágrafo do texto acima.

2 – Segundo informações do texto, por a Igreja, na Idade Média, não se preocupóu em registar a cultura popular?

3 – O que representa para nós a ausência de registro dessas manifestações?

4 – Por que essas pessoas não deixaram registro próprio, por exemplo, letras de canções que costumavam cantar nas festas?


GEOGRAFIA


7º ANO C (1 aula) - Reposição: 17/07/15 Recolhimento: 21/07/15

CONTEÚDO: O ESPAÇO RURAL E URBANO NO BRASIL


Leia a letra da música “Meu reino encantando” na página 111 do seu LDP (Projeto Radix, raiz do conhecimento/Valquíria & Beluce – 7º ano), e responda as questões a seguir:

1 – De acordo com a letra da música, onde o narrador nasceu: no espaço urbano ou no espaço rural?

2 – O que levou a família do narrador a deixar o lugar onde morava?

3 – Quais elementos restaram no lugar onde vivia o narrador que fazem lembrar de como era esse lugar durante os anos nele vividos?

4 – Essa música retrata o êxodo rural no Brasil. Entre suas causas, qual determinou a migração descrita na música?


8º ANO A e B ( AULAS) - Reposição: 13/07/15 Recolhimento: 20/07/15

CONTEÚDO: O TRABALHO HUMANO E AS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM


AULA 1 : Fazer a leitura no seu LDP (Projeto Radix, raiz do conhecimento/Valquíria & Beluce – 8º ano) nas páginas 44 a 50 e responder corretamente as questões:

1 – Como podemos observar as marcas do trabalho e das técnicas em uma paisagem? Explique com exemplos:

2 – De acordo com o que você estudou neste conteúdo, explique o que se entende por técnica.

3 – Compare e diferencie as técnicas de trabalho utilizadas na agricultura do séc. XV com a maneira como elas são praticadas atualmente:

4 – Escreva em poucas palavras o que você entendeu sobre trabalho, técnica e transformações das paisagens:


AULA 2: Observe as imagens no seu LDP nas páginas 45,46 e 47 e baseados no que você estudou escreva uma redação explicando como o ser humano no decorrer de sua história, transformou mais intensamente a paisagem terrestre e criou o espaço geográfico onde vive. Nesta redação inclua as palavras: habitação, homem, paisagem, sobrevivência, técnicas.

ESCOLA ESTADUAL EURIDES CAVALCANTI TENÓRIO-ENSINO FUNDAMENTAL

REPOSIÇÃO REFERENTE A FALTA DOCENTE DO DIA 22/09/2015

DISCIPLINAS : HISTÓRIA E GEOGRAFIA

TURMAS: 6º B (HISTÓRIA); 6º C (GEOGRAFIA); 7º C (GEOGRAFIA); 8º A E B (GEOGRAFIA); 9º B (GEOGRAFIA)

PROFESSORA: NOELI CRISTINA PEROBELLI FRANÇA


6º B – HISTORIA(2 aulas) - REPOSIÇÃO: 24/09/15 - RECOLHIMENTO: 29/09/15


ATIVIDADE – AULA 1 - TEMA: AS GRANDES NAVEGAÇÕES

* Fazer a leitura do texto abaixo para resolução das questões:

Grandes Navegações

No século XV, os portugueses começaram a organizar expedições pelo Oceano Atlântico, contornando aos poucos o litoral da África. Começaram em 1416 e, depois de muitas idas e vindas, muitos problemas enfrentados, entraram no Oceano Índico e chegaram às Índias em 1498. Observe o mapa:

Os espanhóis também fizeram viagens marítimas. Começaram em 1492, com Cristóvão Colombo que viajou para o Ocidente tentando encontrar uma passagem para as Índias e acabou descobrindo o continente americano. Observe novamente o mapa.

Em 1500, D. Manuel, rei de Portugal, mandou organizar uma esquadra, com 13 caravelas e uma tripulação de mais ou menos 500 homens. O objetivo era iniciar o comércio com as Índias, que os portugueses tinham atingido havia pouco tempo e que forneciam especiarias e artigos de luxo que seriam vendidos com grande lucro na Europa.

O comando dessa esquadra foi dado a Pedro Álvares Cabral. Partiram de Lisboa no dia 9 de março e, ao chegar ao Norte da África, afastaram-se para o Ocidente.

No dia 21 de abril os viajantes avistaram sinais de que havia terras próximas. Na manhã seguinte, apareceu um monte, ao qual deram o nome de Monte Pascoal (porque era a época da Páscoa) – era o dia 22 de abril de 1500.








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito